• Login:   
  • Senha:   

Notícias

    • MENSAGEM DO PRESIDENTE
    • Publicação: 19/04/2013


  • Prezados,

    O Congresso Americano de Oncologia de 2013 promete várias novidades no que diz respeito à incorporação de uso de novas drogas em Oncologia, bem como a consolidação de práticas já existentes.

    Como sabemos, também tem sido cada vez mais difícil a atualização deste conhecimento por parte de nossos médicos.

    Para o ano de 2013 a SBOC RJ formulou um novo modelo de reunião, substituindo o tradicional encontro mensal (muitas vezes de difícil acesso pelos compromissos do dia-a-dia), para um encontro logo após a ASCO (nos dias 21 e 22 de junho no Hotel Windsor Barra), que contemplaria as novidades da ASCO 2013 e também discutiria temas nas várias áreas da oncologia. Para tanto, vamos contar com a importante colaboração na coordenação de colegas abaixo listados para as respectivas áreas de interesse, bem como, o envolvimento ativo das Sociedades de Cirurgia (Mastologia, Urologia, Ginecologia e Cirurgia Oncológica).

    Coordenadores:
    Gastrointestinal: Dr. Fernando Meton
    Mama : Dra. Fatima Gaui
    Pulmão: Dra Clarissa Baldotto
    Genito-Urinário: Dr. Carlos Augusto Andrade
    Ginecológico: Dra Andréia Melo
    Sistema Nervoso Central : Dr Jacques Bines
    Melanoma/Sarcoma : Dr. Gélcio Mendes
    Contamos com o já tradicional apoio de vocês.
    Dra. Maria de Lourdes Lopes de Oliveira
    Presidente da Sociedade de Oncologia -RJ

  • Jornada ASCO 2013

    • 2ª CORRIDA E CAMINHADA PELA CURA - Movimento mundial
    • Publicação: 10/08/2011


  • Em 16 de outubro, na orla do Rio de Janeiro:
    2ª CORRIDA E CAMINHADA PELA CURA - Movimento mundial de conscientização e alerta para a detecção precoce do Câncer de Mama.
    Segunda edição promete repetir o sucesso do ano passado.
    Evento é o único na América do Sul.


    O evento Corrida e a caminhada pela Cura, que acontecerá no Brasil, já é realizado em mais de 100 cidades nos EUA e em outros 11 países, mobiliza mais de 1 milhão e meio de pessoas por ano em todo o planeta e já arrecadou quase 2 bilhões de dólares. O lucro da corrida/caminhada é revertido para projetos de educação e informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama no país organizador. Os fundos arrecadados com a Corrida e caminhada pela Cura de 2010 no Brasil foram destinados ao projeto da ABRAPAC (Associação Brasileira de Pacientes de Câncer), focado nas necessidades de detecção e tratamento do câncer de mama no estado do Rio de Janeiro. Os resultados deste projeto serão apresentados publicamente antes da corrida, em data ainda não definida. No ano passado, mais de 5.000 pessoas se reuniram em um cenário de celebração e confraternização. Todas as informações e inscrições estão no site www.corridapelacura.com.br.

    Quando e Onde
    O evento 2ª Corrida e a Caminhada pela Cura acontecerá no dia 16 de outubro de 2011, na Orla do Leblon, Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro, como no ano passado. O percurso será de 6 km para a corrida, e de 3 km para a caminhada, e 100% do lucro será revertido para projetos focados em câncer de mama no estado do Rio de Janeiro.

    História de um evento que mobiliza quase 2 milhões de pessoas em vários pontos do planeta
    Em 28 anos de existência, a Corrida pela Cura (Race for the Cure) é um evento promovido pela ONG norte-americana Fundação Susan Komen for the Cure, a instituição que mais contribui financeiramente no mundo, para pesquisas e projetos sobre câncer de mama, perdendo apenas para o governo dos EUA. Em parceria com entidades médicas, de pacientes e femininas em diversos países, mobiliza mais de 1 milhão e meio de pessoas por ano em todo o planeta, e já arrecadou mais de 1 bilhão e meio de dólares em doações de pessoas e empresas, recursos destinados à pesquisa para a erradicação do câncer de mama, tratamentos, mamografias e programas educativos.

    No Brasil, o evento é uma parceria entre a Susan G. Komen for the Cure e as instituições: Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, Federação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Apoio à Saude da Mama (FEMAMA) e Instituto Oncoguia.

    Um evento para "celebrar a vida das sobreviventes e homenagear aquelas que perderam a batalha" Para os realizadores brasileiros, a Corrida pela Cura é um momento especial e tem como objetivo principal "conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, celebrar a vida das sobreviventes e homenagear aquelas que perderam a batalha", disse a presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, a médica oncologista Carla Ismael. No site do evento www.corridapelacura.com.br há depoimentos das organizadoras. Aquelas que trataram ou estão tratando o câncer de mama são carinhosamente chamadas pelos organizadores de Poderosas. No momento da inscrição, a participante poderá se identificar como uma Poderosas. Para elas, haverá uma área especial, com acesso exclusivo, e à elas será oferecido café da manhã e algumas outras surpresas que os organizadores estão preparando. Todas as Poderosas ganharão um boné rosa da corrida. Não há nenhum custo extra para as Poderosas. A Dra. Carla Ismael explica que o câncer de mama também acomete os homens, mas numa proporção "infinitamente menor". Para os homens que tiveram ou estão em tratamento do câncer de mama haverá as mesmas regalias.Mais informações no site www.corridapelacura.com.br.

    A prática de atividades físicas regulares pode diminuir os riscos da doença
    Estudos científicos mostram que a possibilidade de desenvolver o câncer de mama é significativamente menor entre o público feminino que pratica atividades físicas regularmente. Além disso, o exercício é recomendado para mulheres com a doença, durante ou após a terapia. A prática de exercício físico e de esportes têm efeitos positivos sobre o desempenho físico, estado mental e qualidade de vida dos pacientes com câncer.

    Percurso e valor das inscrições

    Inscrição: R$65,00 até 16/09 e R$70,00 de 17/09 à 07/10
    Inscrições, kit, premiação e mais informações, no site www.corridapelacura.com.br

    Os organizadores prepararam este ano, um site com muitas informações. No endereço www.corridapelacura.com.br, é possível aprender sobre: Autocuidado das mamas, conhecendo as mamas, fatores de risco para a doença, o que fazer diante do diagnóstico do câncer de mama, mitos e verdades sobre o câncer de mama.

    Voluntários
    Para quem mora no Rio de Janeiro e está interessado em participar como voluntário da Brasil Race for the Cure, basta preencher o formulário no site www.corridapelacura.com.br, e enviar para brasilrace@sfbo.com.br.

    Outubro Rosa: Corridas e caminhadas em todo o planeta
    Em todo o mundo, acontece o Outubro Rosa, um esforço mundial de entidades médicas e associações de pacientes de câncer de mama, para conscientizar governos e sociedades sobre a doença. São inúmeros eventos, sendo que as corridas e caminhadas de rua pretendem aglutinar o máximo de pessoas em torno da campanha. As corridas acontecem no Rio (Brasil), Frankfurt (Alemanha), Bolonha e Nápoles (Itália), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Jerusalém (Israel), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), Cairo (Egito) e San Juan (Porto Rico). Nos EUA, onde há tradição desde o início da década e 80 acontecem corridas em várias cidades (mais informações em www.komen.org). As Bahamas, Geórgia, a Tanzânia, Israel e Gana já têm também a sua própria corrida/caminhada.Há uma tradição de se iluminar de rosa, os monumentos símbolos destes países. No ano passado o Cristo Redentor foi iluminado em duas ocasiões. Neste ano queremos iluminar este e outros símbolos da Cidade Maravilhosa.

    O que é Fundação Susan Komen for the Cure
    A organização não-governamental norte-americana, Susan Komen for the Cure é a maior rede do mundo de ativistas e sobreviventes do câncer de mama. A missão da Komen é "salvar vidas, capacitar pessoas e garantir os cuidados de qualidade para todos e fortalecer a ciência para encontrar a cura". Susan recebeu o diagnóstico de câncer de mama aos 32 anos, e depois de lutar contra a doença por três anos, pediu, antes de morrer, para que sua irmã, Nancy G. Brinker fizesse algo para acabar com o câncer de mama para sempre. A entidade foi criada em 1982. Hoje, a Fundação Susan Komen for the Cure é a mais importante organização no mundo a ter como foco, o câncer de mama e a que mais mobiliza mulheres em vários países em campanhas de informação e detecção precoce da doença. Outras informações no site ww5.komen.org.

    Câncer de mama no Brasil e no mundo
    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), "o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Segundo dados da ONG Susan Komen, a cada 24 segundos uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama no mundo e a cada 69 segundos, uma mulher morre por conta deste diagnóstico.

    O número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2010, segundo estudo do Ministério da Saúde/INCA será de 49.240, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres (www.inca.gov.br). O câncer de mama acomete também os homens, mas numa incidência muito menor. Sabe-se que a cada hora, são 6 novos casos de câncer de mama no Brasil. Na Região Sudeste, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, com um risco estimado de 65 casos novos por 100 mil. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, este tipo de câncer também é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul (64/100.000), Centro-Oeste (38/100.000) e Nordeste (30/100.000). Na Região Norte é o segundo tumor mais incidente (17/100.000).

    Doações
    Durante a divulgação do evento, haverá uma campanha de doações. Os organizadores vão conclamar as pessoas para juntarem seus amigos, familiares, colegas de trabalho e arrecadarem doações. Qualquer pessoa pode doar qualquer valor, inscrita ou não, na corrida. Nos EUA a arrecadação de doações representa 1/3 da verba aferida com cada evento. No Brasil isso ainda não é comum para corridas sem lucro.

    Atividades educativas
    Serão distribuídos materiais educativos para o publico presente à corrida e caminhada. Além disso, teremos tendas no local de chegada, aonde patrocinadores e instituições terão espaço para expor suas atividades com relação ao Câncer de Mama.

    Brasil Race for The Cure – 1a Corrida pela Cura – 24 de outubro de 2010


    Egypt Race for the Cure® - cidade de Pyramids of Giza - 24 October 2009


    Bosnia & Herzegovina Race for the Cure® - cidade de Sarajevo - 25 October 2008


    Georgia Race for the Cure® - cidade de Tbilisi - 10 May 2009


    Mais Fotos:
    http://www.corridapelacura.com.br/corridapelacura.php?area=fotos
    http://northtexaskomen.smugmug.com/2009-Race
    http://northtexaskomen.smugmug.com/2009-Race/2009-Event-Overview/8501633_ewxJG
    As fotos devem conter o crédito e são gratuitas para a divulgação do evento Brasil Race for the Cure – 2ª CORRIDA PELA CURA.
    Entrevistas, fotos e outras informações com a Assessoria de imprensa da 2ª Corrida pela Cura – Brasil 2011

    Andrea Penna
    (21) 2267-1968 / (21) 8863-1997
    andreapena@uol.com.br / andreapenna@vianoticia.com.br


    • Ref: Pontual Farmacêutica obtém isenção de ICMS para produtos oncológicos no estado do Rio de Janeiro:
    • Publicação: 31/03/2011


  •      A Pontual Farmacêutica se destaca não só por seu atendimento diferenciado e preços competitivos para medicamentos especiais. Sua atuação também visa obter maior acesso da população aos produtos oncológicos através da utilização de recursos garantidos por lei, como a SEF No 6339 de 22 de Agosto de 2001, que isenta diversos medicamentos de ICMS no estado do Rio de Janeiro.
         Este benefício também contribui para uma maior atenção da Indústria na distribuição desses medicamentos no estado.
         Os medicamentos que a Pontual Farmacêutica conseguiu inserir na relação de produtos isentos de ICMS nesta primeira etapa foram:
    —› ÁCIDO ZOLENDRÔNICO (Novartis / Eurofarma)
    —› SPRYCEL 50MG (Bristol Myers Squib)
    —› FEMARA (LETROZOL) – Novartis / Eurofarma
    —› AFINITOR 10MG e 5mg – Novartis
    —› TYKERB – Glaxo Smith Kline

         Conforme depoimento de conceituados oncologistas, a Pontual Farmacêutica se destaca por ser uma empresa que agrega a seus valores, o interesse de sempre alcançar a excelência de seus serviços através do sentimento de humanização necessária nas relações com o paciente oncológico, médicos e clientes.


    • Ref: Descontinuação do produto Tomudex (raltitrexede)
    • Data: 20/10/2010


  • Cotia, 20 de outubro de 2010.

    Prezado(a) Doutor(a)

    A AstraZeneca do Brasil Ltda. esclarece que se encontra em processo de descontinuação junto às Autoridades Sanitárias da comercialização do medicamento Tomudex, desde julho de 2010, em função da venda desse produto globalmente para a empresa HOSPIRA. Este processo encerrará em dezembro de 2010.

    Vale ressaltar que nenhum aspecto referente à segurança ou eficácia dessa medicação encontra-se em questão, até porque a comercialização de TOMUDEX continuará sendo efetuada, em outros países, pela empresa então detentora de seus direitos.

    A partir de janeiro de 2011, a AstraZeneca Brasil não mais estará autorizada a fornecer o medicamento sob condição alguma.

    Iniciação de tratamentos com esse medicamento tornar-se-ão uma dificuldade, valendo considerar alternativas, também, de substituição para os pacientes que estejam atualmente fazendo uso do mesmo.

    Encontramo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários através de nosso SAC – 0800 0145578.

    Atenciosamente,

    ASTRAZENECA DO BRASIL LTDA.

    José Eduardo P. Neves   Christian Schneider
    Diretor Divisão Médica   Diretor Unidade Cuidados Especiais

    • Eurofarma faz recall de medicamento para câncer de mama
    • Data: 18/06/2010


  • Da Redação
    Em São Paulo

    O laboratório Eurofarma está recolhendo os medicamentos Citrato de Tamoxifeno (lotes 152449 e 147407), fabricados em 1/12/2008 e válidos até 1/12/2010, e Tamoxin (lote 143226), fabricado em 1/10/2008 e válido até 1/10/2010.

    O medicamento, que age como modulador seletivo dos receptores de estrogênio, está sendo recolhido devido a alteração no tempo de dissolução dos comprimidos, o que pode gerar a liberação do princípio ativo em tempo diferente do indicado.

    A empresa orienta os consumidores que tiverem o medicamento a entrarem em contato com a Central de Atendimento Eurofarma 0800-704-3876. O Procon-SP informa que a empresa deve informar claramente sobre os riscos para o consumidor.

    Outra questão importante, alerta o órgão, é que o consumidor deve exigir comprovante de substituição ou restituição do produto. Aqueles que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais.